Tuesday, April 04, 2006

Capacidade de mentir

Estes dias li um artigo de uma especialista em descobrir mentirosos. A sua técnica está baseada na identificação das reações fisícas que o mentiroso tem quando está mentindo. Sem querer desmentí-la, ou mesmo duvidar dessa especialista, eu diria qaue exitem mentirosos e mentirosos. Não é tudo a mesma coisa, tem gente que é mentiroso profissional.

Há pouco estava assistindo a sessão da CPI dos bingos com a acareação entre os dois Paulos, o de Tarso, e o Okamotto. Nesse caso tenho que dar o braço a torcer, o tal de Okamotto acusou vários dos sintomas descritos pela especialista como reações do mentiroso durante a sessão de acareação: várias vezes enguliu em seco, titubeou, não sabia o que fazer com as mãos, desviava o olhar. Caso típico de mau mentiroso.

Independente dos sintomas acusados por Okamotto, a sua contumaz negativa em abrir seu sigilo bancário é a confissão tácita de que tem algo a esconder. Estivesse tudo ok com ele, qual seria o problema? O que poderia ter de tão grave na movimentação bancária do Sr. Okamotto?

No comments: