Monday, October 27, 2008

Notícias

Vejo as notícias e elas parecem coisa velha. Não há nada de errado com elas, na verdade não são velhas, são notícias novas, o problema é que elas se repetem infinitamente, os acontecimentos no mundo parecem se repetir numa massacrante rotina.

Ler essas notícias que parecem velhas, quisera fosse uma rotina tediosa, mas não é, o que se repete é o trágico. Mortes, guerras, fome, assassinatos, sangue, muito sangue e violência em todos os cantos do mundo. Para quem é brasileiro a violência até que não assusta muito, nós já estamos acostumados ao pior.

Essa minha constatação é igualmente velha, já se tornou lugar comum esse espantamento com a nossa situação, com a (in)segurança no país. O pior de tudo é saber que tudo continuará na mesma. Quem irá mudar esse trágico quadro? Erra-se no diagnóstico, e quando o diagnóstico está errado a chance de cura inexiste.

Credita-se nossos problemas de segurança a causas sociais. Ledo engano! A situação social aqui não é pior do que em centenas de lugares no mundo. O que nos torna líderes mundiais em violência é justamente essa forma de ver as coisas: atribuir somente a causas sociais a violência.

Nossas leis são frouxas, nossas polícias mal pagas e - via de conseqüência - mal preparadas, nossa justiça é ineficiente, nosso sistema prisional caótico. Nossos governantes confundem pobreza com criminalidade, que não são coisas interligadas. Nem todos os crimes tem fundo social. Para quem acha que tem, como se explica o crime do colarinho branco?     

No comments: